sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Maquiagem no trabalho

O cuidado com a aparência é cada vez mais importante para ser bem-sucedido na carreira. Fatores como vestuário, cabelos, estilo e uma aparência bem cuidada podem abrir caminhos por projetar uma imagem agradável de se olhar, além de passar mais confiança e seriedade. “A mulher deve se maquiar para ir trabalhar, mas ela deve ter bom senso. Uma maquiagem bem feita faz toda a diferença e colabora positivamente na imagem e no marketing pessoal”.

Veja a seguir as dicas da especialista para obter um resultado apropriado e não exagerar na dose das cores, para não provocar o efeito contrário do que você deseja, ou seja, passar uma imagem menos séria e comprometida com a execução do trabalho.



1. Acima de tudo, discrição. Esqueça o batom vermelho e os tons fortes, carregados – são mais compatíveis com uma saída noturna. “Ter uma boa aparência não significa beleza, mas estar com aspecto positivo em relação à higiene pessoal. A maquiagem deve ser suave: a ideia é não usar cores e brilhos: deixe isso para a noite”, aconselha. Usar uma maquiagem corporativa discreta, acrescenta a psicóloga, é muito importante, pois demonstra preocupação no trato com os outros e a mulher passa mais credibilidade em seu ambiente de trabalho.

2. Cuidado com a cara-lavada. Seja por falta de tempo, conhecimento ou simplesmente não gostar de maquiagem, algumas pessoas passam uma imagem despojada por não disfarçarem detalhes da aparência como olheiras e pequenas imperfeições, diz a psicóloga. Ela avisa que é preciso estar atento quanto aos objetivos a serem alcançados: “A pessoa que passa uma imagem desleixada não transmite confiança para os outros”, diz.

3. Falta de dinheiro não é desculpa. O custo dos produtos hoje estão mais acessíveis, há marcas para todos os tamanhos de bolsos e que podem ser adquiridos pela maioria das pessoas. “No trabalho, o rosto bem cuidado pode fazer a diferença. Uma maquiagem suave passa a imagem de clareza”, garante a executiva.

4. Além das cores do rosto. “Os cuidados abrangem toda uma apresentação pessoal que não incluem só a maquiagem”, ensina Alessandra. Assim, outros itens também integram uma imagem bem cuidada, como a higiene pessoal, roupas limpas, cabelos cortados e penteados e perfumes discretos. Acessórios também devem ser usados com sensibilidade moderação: no ambiente corporativo, o exagero pode incomodar e até mesmo gerar antipatias.

De um modo geral, a maquiagem tem uma função social, que é a de comunicar uma imagem sobre a pessoa e sua personalidade. “Passa confiança, competência, segurança, e acredito que é possível perceber o seu nível de sucesso e outros aspectos pessoais por meio da maquiagem”, destaca Alessandra. Ela ressalva, no entanto, que maquiar-se é mais um complemento do estilo pessoal, e deve combinar com o seu estilo, “para expressar melhor a sua personalidade”, sempre de forma discreta e em sintonia com o ambiente de trabalho.


Fonte Pense Empregos

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